quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Garota de Ipanema - Elis & Hermeto

Vou fazer uma declaração polêmica: eu não vejo graça na Garota de Ipanema. Acho uma musiquinha besta e não entendo todo esse auê. Tom Jobim e Vinícius, ambos têm músicas muuuuuuiiiito mais bonitas. Mas deve ter algo nessa música que os meus ouvidos de cantora de chuveiro não alcançam, porque o dado oficial é que a Garota é a música mais executada de todos os tempos [algumas fontes creditam este título a Yesterday, concedendo à Garota o segundo lugar]. Se você jogar no YouTube vai descobrir versão da Amy Winehouse, do Stevie Wonder (o cara botou o Rock'n Rio inteiro pra cantar!) e do baralho a quatro. Isso sem falar na brasileirada. Acho que se procurar bem deve dar pra achar até gravação do Michel Teló.

Essa é minha versão favorita. Dessa eu gosto de verdade. Acho a Garota meio sem graça, mas nem missa fica sem graça na voz da Elis. E no piano tem o Hermeto, esse louco que toca bule, geladeira e outros eletrodomésticos. Acho ele a cara do Mestre dos Magos. 

Montreaux Jazz Festival, 1979:




Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.

5 comentários:

  1. dizem por aí, que essa apresentação da garota de ipanema tem estória... que é a seguinte: antes de entrar no palco de montreaux, a elis disse que não queria que tocasse garota de ipanema (pimentinha que ela era). o hermeto, apimentado, senta no piano e bota pra quebrar. dá até pra sentir um tom irônico da elis quando passa pro inglês. e depois eles entram quase num duelo, um dueto entre voz e piano, resultando numa música belíssima feita por dois gênios.
    eu, pessoalmente, acho essa música linda por si.mas como ela já foi gravada inúmeras vezes, de tantos modos e em tantas gingas, enjooa os ouvidos da gente. tento sempre ouvi-la como se fosse a primeira vez e como se eu estivesse ali em 1960.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que delícia esse relato que eu achei!
      http://abre-surdo.blogspot.com/2005/06/o-duelo-entre-elis-e-hermeto-no.html

      Excluir
  2. Cara essa versão é um show em que o Hermeto ignorou tudo e pirou sozinho no piano. Isso não é coisa de gênio, mago, ele só quis fuder a apresentação. Mas como ele tem status de gênio, parece que fez uma coisa super complicada e totalmente inovadora.
    Quase ninguem que ouve ou esteve lá entendeu que nada do que ele faz segue alguma harmonia.

    ResponderExcluir
  3. exato! o nelson motta diz ali td o que eu queria responder agora pro icaro. o hermeto pira no piano, faz dessoar a música, o que é uma característica muito própria dele, pirar no piano, na chaleira, ou no que tiver em frente, pq o hermeto não é quadrado. ele viaja na apresentação de montreux pra provocar a pimentinha, que gênia, tanto quanto ele, entra na barca e aceita a provocação. o resultado é magnífico. pelo menos pros meus parcos ouvidos. até pq, aquilo ali não é pra entender, é pra sentir!

    ResponderExcluir
  4. Dizem que a Elis também não gostava da música,que eu considero chatinha.Hermeto disse que percebeu toda a musicalidade de Elis nesta apresentação.

    ResponderExcluir